|
Paulo Gabriel Franco dos SantosFaculdade UnB PlanaltinaLicenciado em Física, mestre e doutor em Educação para a Ciência pela Unesp. Professor adjunto da Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina. Com atuação e interesse em ações de ensino e pesquisa nos seguintes temas: Ensino das Ciências Naturais, Educação CTS(A), Questões Sociocientíficas, pressupostos de teorias críticas, formação de professores, perspectivas de raça e classe no âmbito da educação científica. A partir de concepções de formação pautadas nesses elementos, tenho desenvolvido pesquisas, extensão, ensino e demais processos formativos (conferências, oficinas, ...) valorizando o desenvolvimento da produção autoral e criativa, a análise de conjuntura e a formação teórico-política para a ação qualificada sobre a realidade.Projeto de PesquisaFormação e educação científica às margens: trabalho, lutas e possibilidades de criação a partir de agendas contra-hegemônicas para a Educação CTSEste projeto de pesquisa busca empreender processos de elaborações teóricas, de práticas de ensino e de formação docente sob orientação da Educação CTS - ECTS, com e a partir da margem, ou seja, reconhecendo-nos na periferia do capitalismo e implicando-nos com a sua superação. Buscamos evidenciar e compreender possíveis caminhos de formação para agir diante das contradições e vulnerabilidades particulares e gerais dos problemas comuns aos contextos latino-americanos. Nesse sentido, evidenciamos as lutas antirracista, antipatriarcais, das periferias, das instituições públicas, especialmente fundamentadas na luta de classes, e evocamos o compromisso político e técnico da educação científica no empreendimento de agendas formativas contra-hegemônicas.Principais Produções AcadêmicasSANTOS, P. G. F. Perspectivas teórico-metodológicas para o estudo do racismo e do antirracismo na Educação Científica: fundamentos materialistas, históricos e dialéticos. Ciência & Educação (Bauru), v. 30, e24038, 2024. (Acesso).SANTOS, P. G. F. Por um projeto crítico de formação docente: a profissionalidade e a luta pela autonomia. Revista Em Aberto - INEP, v. 35, p. 217-222, 2023. (Acesso) SANTOS, P. G. F.; CARNIO, M. P. ; SANTOS, A. V. F. Brazilian Nacional Curriculum and Socio-Scientific Issues: openings and (im)possibilities for Science Education in the Elementary School. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 13, p. 1-24, 2022. (Acesso)SANTOS, P. G. F.; COSTA, N. C. C.; BRITO, A. L. Covid-19 no âmbito das Questões Sociocientíficas: modelando a problemática e traçãndo possibilidades educacionais. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 26, p. 127-144, 2021. (Acesso)SANTOS, P. G. F.; SILVA, T. A. L. . Por uma educação antirracista: entraves e possibilidades de engajamento das ciências naturais. In: Rosemary Rodrigues de Oliveira; Ana Paula Leivar Brancaleoni; Solange Vera Nunes de Lima D’Agua. (Org.). Inquietações no campo do ensino: sujeitos e temas de pesquisa. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2020, v. , p. 176-198. (Acesso)Principais Produções TécnicasSANTOS, P. G. F. Agendas contra-hegemônicas para a educação científica latino-americana: entrecruzando raça, classe e resistência. Universidad Pedagogica Nacional, Bogotá, Colômbia. (Conferência)SANTOS, Paulo Gabriel Franco dos. O lugar da controvérsia no ensino das ciências da natureza. UnB Notícias, Brasília, 04 maio 2020. (Acesso)SANTOS, Paulo Gabriel Franco dos. Marcas da Barbárie e a Educação como forma de Resistência. 2018. (Palestra).SANTOS, P. G. F.. Narrar em tempos ruidosos: reivindicando a potência formativa da experiência de narração. 2018. (Palestra). |
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Link para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3018822051255778Linha de pesquisa: Desigualdades, Lutas e Políticas da Educação CientíficaGrupo de pesquisa: Educação em Ciências e Matemática no Contexto CTS (Líder) |
-
Destaques
Processo Seletivo 2025
Está publicado o Edital de Seleção para o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEduC) da Universidade de Brasília (UnB) para o ingresso no 2º semestre de 2025. É uma oportunidade importante para quem busca aprimorar seus conhecimentos na área de Educação em Ciências, em um Programa que conta com corpo docente qualificado e estrutura de ensino de excelência, tendo sido avaliado com a nota 5 na última avaliação da CAPES. Processo seletivo para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado (Ingresso em 2025) Se você deseja obter informações sobre processos seletivos anteriores, clique aqui. GERAL Documento Publicação Edital de seleção mestrado e doutorado 2025 17/03/2025 Anexo 1 - Tabela de pontuação do Currículo Lattes ou Curriculum Vitae 17/03/2025 Anexo 2 - Declaração de pertencimento à comunidade indígena 17/03/2025 Anexo 3 - Declaração de pertencimento à comunidade Quilombola 17/03/2025 Anexo 4 - Autodeclaração de Transexualidade 17/03/2025 MESTRADO Documento Publicação Template e orientações para Carta de Apresentação 17/03/2025 Template e orientações para Súmula de Investigação 17/03/2025 Bibliografia indicada para a Prova Escrita (Mestrado e Doutorado) 02/04/2025 Orientações para a Prova Escrita - Mestrado 15/04/2025 Resultado provisório de solicitações de isenção de inscrição (Mestrado e Doutorado). 21/04/2025 DOUTORADO Documento Publicação Template e orientações para Memorial 17/03/2025 Template e orientações para Pré-Projeto 17/03/2025 Bibliografia indicada para a prova escrita (Mestrado e Doutorado) 02/04/2025 Orientações para a Prova Escrita - Doutorado 15/04/2025 Resultado provisório de solicitações de isenção de inscrição (Mestrado e Doutorado). 21/04/2025
-
Destaques
Aluno Especial
Você sabia que não precisa ser aluno regular do PPGEduC para cursar nossas disciplinas? Estudantes de outros cursos (graduação e pós-graduação) da UnB podem solicitar matrícula em suas respectivas secretarias de curso. Pessoas sem vínculo com a UnB podem solicitar matrícula como aluno especial. Para todas as pessoas interessadas, oferecemos semestralmente uma variedade de disciplinas incríveis que podem ajudá-lo(a) a expandir seus conhecimentos e habilidades. Além disso, nossos professores são altamente qualificados e experientes, e estão ansiosos para compartilhar seus conhecimentos com vocês! Se você deseja dar um impulso na sua carreira, preparar-se para entrar em nosso programa de pós-graduação como aluno regular, ou simplesmente aprimorar seus conhecimentos, este é o momento perfeito para se inscrever em nossas disciplinas! Período de inscrições. As inscrições como aluno especial são realizadas em prazos determinados pela administração central da UnB. Fique atento ao calendário acadêmico e siga-nos nas redes sociais para obter informações atualizadas sobre todas as oportunidades proporcionadas pelo nosso programa de pós-graduação! Lista de oferta. As disciplinas oferecidas são diferentes a cada semestre. Acesse nossa lista de oferta para conhecer quais disciplinas têm sido (ou estão sendo) oferecidas em nosso programa. Como fazer a inscrição? Se você está no prazo e já sabe quais disciplinas deseja cursar, obtenha aqui as instruções e o formulário para inscrição de aluno especial no PPGEduC. Lembre-se que só podem registrados como aluno especial cidadão sem vínculo com a UnB. Estudantes de outros cursos de graduação ou pós-graduação devem solicitar matrícula em suas respectivas secretarias de curso.
-
Destaques
Professor da University of Wisconsin-Madison ministra palestra sobre Currículo e Reformas Educacionais na UnB
No dia 23 de agosto, a Universidade de Brasília (UnB) terá a honra de receber Thomas Popkewitz, renomado professor da University of Wisconsin-Madison, para uma palestra sobre Currículo e Reformas Educacionais. Autor de aproximadamente 40 livros e mais de 300 artigos e capítulos, traduzidos para 17 idiomas, Popkewitz é uma referência internacional na área da educação. No Brasil, suas obras e artigos publicados em revistas especializadas têm influenciado profundamente os estudos sobre Currículo, especialmente nas vertentes da História do Currículo e das Políticas de Currículo. A palestra ocorrerá às 14h no auditório Prof. Dr. Marçal de Oliveira Neto, no Instituto de Química da UnB. O evento é aberto ao público, com ênfase na participação de educadores, pesquisadores e estudantes da área de educação. Não há necessidade de inscrição prévia, e serão disponibilizados intérpretes para facilitar a comunicação. Após a palestra, o professor Popkewitz estará disponível para um momento de interação com os participantes, promovendo a troca de experiências e a discussão de perspectivas internacionais sobre as reformas educacionais. A visita do professor Thomas Popkewitz é uma iniciativa do Grupo de Estudos em Currículo, Avaliação e Ensino de Ciências (PPGEduC/UnB) e do Grupo de Estudos em História do Currículo (FE/PPGE/UFRJ).
-
Destaques
Edital DPG Nº10/2024 - Prêmio UnB de Pós-Graduação, edição2024
O edital contempla dissertações e teses produzidas nos programas de pós-graduação stricto sensu e trabalhos finais realizados nos cursos de especialização lato sensu da Universidade de Brasília e é constituído pelas seguintes premiações: I. Prêmio UnB de Dissertação; II. Prêmio UnB de Tese; III. Grande Prêmio UnB de Tese; IV. Prêmio PPG de Tese e de Dissertação; V. Prêmio UnB de Monografias de Cursos Lato Sensu; VI. Prêmio UnB - “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”; VII. Prêmio Técnicos na Ciência. No âmbito dos Prêmios UnB de Dissertação e de Tese devem ser indicadas dissertações e teses que tenham sido defendidas em 2022 e em 2023. As inscrições, no âmbito do PPGEduC, devem ser realizadas pelos docentes permanentes que tenham participado das orientações das dissertações e teses indicadas. O período de inscrições será entre os dias 08 e 12/08/2024, por meio do link: https://forms.gle/SqBupxhjrbE1ac56A
-
Destaques
Projeto em Rede CNPq Educação científica na Sociedade de Risco
Em fevereiro, nossos pesquisadores se encontram para uma reunião internacional de trabalho. O grupo, que debate educação científica na sociedade de risco, estará reunido entre os dias 20 e 22 de fevereiro em São Paulo (SP) e no dia 23 de fevereiro em Vitória (ES) e Brasília (DF). Nos encontros serão apresentados resultados de pesquisas, debates a respeito do projeto e palestras com pesquisadores de diferentes países. No dia 20 de fevereiro, na Universidade Federal do ABC Paulista (UFABC), o pesquisador Ralph Levinson, do University College London (UK), dá uma palestra sobre educação científica e justiça social. Será às 14h30 e é aberta a todo público interessado. Ele estará também, no dia 23 de fevereiro, na Universidade de Brasília (DF) para falar do assunto. Já no dia 21 de fevereiro, às 14h na Universidade de São Paulo (USP), a pesquisadora italiana Olivia Levrine, da Universidade de Bolonham, Itália, vai dar uma palestra sobre como pensar no futuro da educação científica diante de uma sociedade cada vez mais acelerada. Essa discussão também ocorrerá no dia 23 de fevereiro, às 14h, na Universidade Estadual do Espírito Santo, no campus de Vitória. As duas também são abertas ao público. Além disso, outros sete pesquisadores de diferentes universidades brasileiras estão presentes nas reuniões para troca de experiências e apresentações de projetos. Segue a programação completa: Research Program in Brazil a) 20 to 22 February - São Paulo city 20/02 - Tuesday Morning – Location: UFABC (Auditório A111-0, do Bloco A) - 09:00 reception of participants and Coffee break - 09:30 presentation of the project (Maurício Pietrocola) - 10:30 presentation of PHd Students - UFABC and USP - 12:00 Lunch Afternoon - UFABC - 14:30 Ralph Levinson - University College London, UK - Science education and social justice: why should we teach about them together?' - 16:30 Coffee break - 17:00 UFABC Visiting 21/02 - Wednesday Morning Location: IEA/USP- Alfredo Bosi room - 09:00 presentation of projects' actions - Polo USP and UFABC - 10:00 Coffee break - 10:30 Work Meeting - 12:00 Lunch Afternoon Location: IEA/USP- Alfredo Bosi room - 14:00 Olivia Levrine -University of Bolonha - Italy Futurizing science education for the society of acceleration and uncertainty - 16:00 Coffee break - 16:30 Working Group on Students Research Project - 17:30 Closing 22/02 - Thursday Morning Location: IEA/USP- Alfredo Bosi room - 09:00 reception - 09:30 presentation of actions and projects - Polo UFES and UnB - 10:30 Coffee break - 11:00 Working meeting - 12:00 Lunch Afternoon Location: IEA/USP- Alfredo Bosi room - 14:00 Work Group of new project steps - 16:00 Coffee break - 16:30 Closing and production of minutes b) 23 February - Vitória/ES and Brasília/DF
-
Destaques
Seminário de Pesquisa em Educação Científica: Educação Científica para transformação social, integrando universidade-escola
O Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências por meio da disciplina de Seminário de Pesquisa em Educação Científica convida todas(os) para o seminário intitulado: Educação científica para transformação social, integrando universidade-escola, ministrada pela Profª. Dra. Patrícia Lootens Machado (UnB/IQ). ⚠️ Haverá emissão de certificado de extensão. 🗓️Dia: 16 de novembro, 2023.⏰Horário: 18:00 às 20:00.📍Local: Auditório Prof. Dr. Marçal de Oliveira Neto - Instituto de Química IQ/UnB.
-
Destaques
Seminário de Pesquisa em Educação Científica: O ensino da Biologia no ensino médio e na formação do seus professores...
O Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências por meio da disciplina de Seminário de Pesquisa em Educação Científica convida todas(os) para o seminário intitulado: O ensino da Biologia no ensino médio e na formação do seus professores: um olhar sobre o sistema educativo espanhol, ministrado pelo Prof. Dr. Ricardo Del Toro Melado (Universidade Complutense de Madrid). ⚠️ Haverá emissão de certificado de extensão. 🗓️Dia: 26 de outubro, 2023.⏰Horário: 18:00 às 20:00.📍Local: Auditório Prof. Dr. Marçal de Oliveira Neto - Instituto de Química IQ/UnB.
-
Destaques
Seminário de Pesquisa em Educação Científica - Educação de Jovens e Adultos e o Ensino de Ciências
O Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências por meio da disciplina de Seminário de Pesquisa em Educação Científica convida todas(os) para o seminário intitulado: Educação de Jovens e Adultos e o Ensino de Ciências: apontamentos de pesquisas, ministrado pela Prof. Dra. Juliana Marsico (UFRJ). ⚠️ Haverá emissão de certificado de extensão. 🗓️Dia: 28 de setembro, 2023.⏰Horário: 18:00 às 20:00.📍Local: Laboratório de Pesquisas e Ensino de Química 3 - LEPQ 3
-
Destaques
Seminário de Pesquisa em Educação Científica - O potencial pedagógico dos museus de ciências
O Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências por meio da disciplina de Seminário de Pesquisa em Educação Científica convida todas(os) para o seminário intitulado: O potencial pedagógico dos museus de ciências, ministrado pela Prof. Dra. Luciana Conrado Martins (SESILab). ⚠️ Haverá emissão de certificado de extensão. 🗓️Dia: 21 de setembro, 2023.⏰Horário: 18:00 às 20:00.📍Local: Auditório Prof. Dr. Marçal de Oliveira Neto
-
Destaques
Seminário de Pesquisa em Educação Científica - Educação Científica em Tempos de Incerteza
O Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências por meio da disciplina de Seminários de Pesquisa em Educação Científica convida todas(os) para o seminário intitulado: Educação científica em tempos de incerteza, ministrado pelo Prof. Dr. Samuel Molina Schnorr (IB/UnB). ⚠️ Haverá emissão de certificado de extensão. Dia: 14 de setembro, 2023.Horário: 18:00 às 20:00.Local: Auditório Prof. Dr. Marçal de Oliveira Neto