Estrutura curricular

A implementação do curso de mestrado acadêmico em educação em ciências no ano de 2020 foi ocasião de uma reforma curricular que atingiu também o curso de doutorado. A maneira como os créditos se distribuem em disciplinas obrigatórias foi substancialmente alterada, contribuindo para que todos tenham garantida uma formação básica e transversal aos temas da pesquisa em educação em ciências. Como alterações curriculares não retroagem automaticamente, é preciso considerar que alguns estudantes estão sujeitos ao ordenamento curricular original enquanto somente aqueles que ingressarem a partir do ano de 2021 serão alcançados pela referida reforma curricular.

 

Portanto, com respeito às atividades de formação, os discentes estão organizados em três cursos:

 

Cada curso tem um conjunto próprio de disciplinas obrigatórias e uma quantidade de créditos a cumprir. As disciplinas optativas a todos os cursos estão listadas a seguir.

 

Disciplinas optativas

  • Análise da Atividade Docente (2 créditos, código 314759)
    • Ementa. Análise reflexiva da atividade docente no ensino de Ciências: cultura escolar, ideário pedagógico e repercussões sobre o processo ensino-aprendizagem. Ética e atividade docente. O professor como sujeito da pesquisa.
  • Análise e Desenvolvimento de Recursos Didáticos (2 créditos, código 314587)
    • Ementa. Fundamentos teóricos para análise e desenvolvimento de recursos didáticos: livros, atividades/materiais de natureza experimental, estratégias e mídias para o ensino de Ciências. Análise e desenvolvimento de recursos didáticos.
  • Atividades Programadas em Educação em Ciências 3 (4 créditos, código 310903)
    • Ementa. Disciplina dirigida ao trabalho de orientação específica com foco na temática de projetos de pesquisa e destinada ao desenvolvimento de atividades tais como a elaboração de artigos completos para eventos e revistas científicas, elaboração de resenhas, aprofundamento em tópicos de quadros teóricos e outras atividades do campo da área de Educação em Ciências e de suas linhas de pesquisa e eixos de interesse.
  • Atividades Programadas em Educação em Ciências 4 (4 créditos, código 310948)
    • Idem anterior.
  • Avaliação e Processo Ensino-Aprendizagem em Ciências (2 créditos, código 318353)
    • Ementa. Avaliação: pressupostos teórico-metodológicos. Avaliação da Aprendizagem. Avaliação da Sala de Aula. Avaliação Institucional. Avaliação de Programas. Avaliação de Currículo. Avaliação de Sistemas. Instrumentos de Avaliação: fundamentos teóricos, construção e validação. Análise e tomada de decisão a partir de resultados de avaliação.
  • Ciências para o Ensino Fundamental (2 créditos, código 317713)
    • Ementa. A formação do professor de Ciências para atuar no Ensino Fundamental e o cognitivo do aluno desse segmento: concepções, conteúdo, estratégias e atividades.
  • Comunicação e Educação Ambiental (3 créditos, código 317926)
    • Ementa. Educação ambiental e cidadania; Comunicação e mobilização social; Comunicação comunitária e Educomunicação: fundamentação e aspectos práticos; Políticas públicas de Educomunicação; Educomunicação socioambiental e comunicação comunitária nos âmbitos formal e não formal.
  • Divulgação Científica (2 créditos, código 315761)
    • Ementa. Conceitos de Disseminação, Divulgação e Difusão Científica; Contribuições da Análise do Discurso para Divulgação Científica; Parâmetros para análise de textos de Divulgação Científica; Importância da Divulgação Científica: intenções, funções e vertentes; Uso da Divulgação Científica no Ensino de Ciências.
  • Educação Alimentar na Escola (2 créditos, código 320765)
    • Ementa. Estudar aspectos da cultura e da antropologia da alimentação; Refletir e compreender a Educação Alimentar de uma maneira ampla; Elaborar um material didático alternativo para se trabalhar Educação Alimentar na escola.
  • Educação Ambiental no Ensino de Ciências (2 créditos, código 317896)
    • Ementa. Fundamentos da educação ambiental como área do conhecimento teórico, científico- metodológico e aplicado às ciências educacionais e ambientais; Diferentes tipos de abordagens e metodologias em educação ambiental; Educação ambiental e interdisciplinaridade; Educação ambiental na educação formal e informal; A função da educação ambiental nos currículos de licenciatura.
  • Educação Científica com enfoque CTS (4 créditos, código 314595)
    • Ementa. Concepções de letramento científico e tecnológico (LCT): histórico, concepções e objetivos; Compreensão pública de Ciências; Educação científica com enfoque em Ciência- Tecnologia-Sociedade (CTS) / Ciência-Tecnologia- Sociedade-Ambiente (CTSA): histórico, concepções e currículos; Educação científica e o estudo de questões sociocientíficas.
  • Educação em Saúde (2 créditos, código 318281)
    • Ementa. Saúde e suas dimensões: histórica, epistemológica, cultural, ética, mercadológica; Práticas educativas em Educação em Saúde nos espaços escolar e não escolar.
  • Ensino de Ciências na Escola Inclusiva (4 créditos, código 304981)
    • Ementa. Análise das perspectivas da educação especial e inclusiva nos contextos histórico, social, político, cultural e educacional do país, tendo em vista: o conhecimento de necessidades educacionais especiais; as premissas dos programas e dos sistemas de apoio para as pessoas com necessidades especiais, e, a formação do profissional da educação e seu papel frente à diversidade.
  • Experimentação em contexto (2 créditos, código 318264)
    • Ementa. O fazer e o pensar em Química: a relação teoria-experimento; As diferentes formas de realizar experimentos; Critérios para seleção de experimentos; A experimentação a partir de contextos; A importância da história dos conceitos associados à interpretação dos experimentos.
  • Filosofia da Ciência e Ensino de Ciências (3 créditos, código 317721)
    • Ementa. Filosofia da ciência e o ensino de ciências: o programa racionalista clássico; O programa neo-racionalista; O racionalismo crítico de Popper; A metodologia dos programas de pesquisa de Lakatos; A epistemologia kunniana; O anarquismo epistemológico de Feyerabend; O novo espírito científico de Bachelard; A concepção de “tradição científica” de Laudan e o modelo reticulado de racionalidade científica; A epistemologia evolucionista de Stephen Toulmin.
  • Metodologia do Ensino de Ciências (3 créditos, código 314609)
    • Ementa. A evolução histórica do Ensino de Ciências no Brasil e os grandes projetos curriculares. As relações CTS e o Ensino de Ciências. Tendências no Ensino de Ciências. Transposição didática. Concepções epistemológicas no Ensino de Ciências. Experimentação no Ensino de Ciências. Análise de materiais e de recursos didáticos. Novas tecnologias no Ensino de Ciências.
  • Narrativas Autobiográficas, Pesquisa e Formação Docente (2 créditos, código 326887)
    • Ementa. Narrativas autobiográficas no processo formativo. Narrativas autobiográficas como dispositivo de pesquisa. Exercício da escrita como caminho (auto)formativo. Experiência, saber da experiência e formação docente.
  • Sociologia da ciência e da educação científica (4 créditos, código 320749)
    • Ementa. Análise e discussão de autores influentes na sociologia da ciência, do conhecimento e da cultura. Tópicos de sociologia da educação científica: relações entre classe social e trajetória escolar; questões de gênero na ciência e no ensino de ciências; relação ciência-religião.
  • Tópicos em Ensino de Ciências (2 créditos, código 317756)
    • Ementa. Tópicos teóricos e metodológicos da pesquisa em Ensino de Ciências desde uma perspectiva analítica e crítica.