João Paulo Cunha de Menezes

E-mail: joaopauloc@unb.br
Link para currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/9865893650359213
Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem de Ciências da Natureza
Grupo de pesquisa:
Instituto de Ciências Biológicas (UnB)
Sou doutor em Ciências pela Universidade Federal de Lavras, onde também passei um período sanduíche no Centre for the Research and Technology of Agro-Environmental and Biological Sciences (CITAB/UTAD). Atualmente, como Professor Adjunto no Instituto de Biologia no Núcleo de Educação Científica (NECBIO) da Universidade de Brasília, minha pesquisa tem como ênfase a ensino e aprendizagem e formação de professores. Também tenho interesse na aplicação da neurociência na educação, a fim de desenvolver novas estratégias de ensino e aprendizagem. Com minha formação e experiência, busco contribuir para o avanço do conhecimento na área de Educação em Ciências.

Projeto de Pesquisa
Autorregulação da aprendizagem e procrastinação acadêmica no ensino de ciências naturais: um olhar sobre o ensino médio do Distrito Federal
Este projeto investiga a relação entre autorregulação da aprendizagem e procrastinação acadêmica no ensino de ciências da natureza em escolas públicas do Distrito Federal. A autorregulação envolve o planejamento, monitoramento, controle e avaliação dos processos de aprendizagem, enquanto a procrastinação acadêmica é o adiamento irracional de tarefas. Utilizando uma abordagem mista com questionários para estudantes e entrevistas com professores, o estudo visa analisar padrões de autorregulação e procrastinação, seu impacto no engajamento com conteúdos de ciências, estratégias de ensino que promovam a autorregulação e as percepções dos professores sobre a procrastinação. A hipótese é que altos níveis de autorregulação estão associados a baixos níveis de procrastinação, contribuindo para a melhoria das práticas pedagógicas.

Principais Produções Acadêmicas
MENEZES, J. P. C. Relação das crenças de autoeficácia com as emoções, estratégias de enfrentamento e inteligência emocional na Formação Inicial de Professores. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 17, p. 317-331, 2022. (Acesso)

MENEZES, J. P. C. Neurociência e formação docente: prevalência de mitos em licenciandos e professores no ensino de ciências. Um estudo de caso no Distrito Federal. Formação Docente, v. 14, p. 181-195, 2022. (Acesso)

MENEZES, J. P. C. Neuromitos entre estudantes do ensino fundamental e ensino médio. Um estudo de caso no Distrito Federal. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 14, p. 1-15, 2023. (Acesso)

MENEZES, J. P. C. Equívocos conceituais são difíceis de morrer. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 18, p. 1-18, 2023. (Acesso)

MENEZES, J. P. C. Influência do afeto positivo, autoeficácia e satisfação no entusiasmo dos estudantes durante o estágio curricular supervisionado. Formação Docente, v. 15, p. 111-124, 2024. (Acesso)
Acessar o conteúdo