Bibliografia indicada para a prova escrita
Linha de Pesquisa - EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E CIDADANIA
Mestrado
- BONDEZAN, Guilherme Ventura; KAWAMURA, Maria Regina Dubeux. Os percursos de cidadania e suas compreensões nas últimas três décadas do ENPEC. Anais do XII ENPEC, 2019. Disponível em: https://abrapec.com/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R0699-1.pdf.
- DIONOR, Grégory Alves; CONRADO, Dália Melissa; MARTINS, Liziane; NUNES-NETO, Nei de Freitas. Avaliando Propostas de Ensino Baseadas em Questões Sociocientíficas: Reflexões e Perspectivas para Ciências no Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 20, p. 429-464, 2020. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u429464
- LAYRARGUES, Philippe Pomier. Ecologia política da sociedade de consumo e a 'produção destrutiva' no limiar do colapso ambiental. Trabalho Necessário, v. 20, n. 43, p. 01-40, 2022. https://doi.org/10.22409/tn.v20i43.54650
- PINHAO, Francine; MARTINS, Isabel. Cidadania e ensino de ciências: questões para o debate. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc., v. 18, n. 3, p. 9-29, 2016. https://doi.org/10.1590/1983-21172016180301
- SANTOS, Wildson Luiz Pereira. Educação científica humanística em uma perspectiva freireana: resgatando a função do ensino de CTS. Alexandria, v. 1, p. 109-131, mar. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37426.
Doutorado
- DIONOR, Grégory Alves; CONRADO, Dália Melissa; MARTINS, Liziane; NUNES-NETO, Nei de Freitas. Avaliando Propostas de Ensino Baseadas em Questões Sociocientíficas: Reflexões e Perspectivas para Ciências no Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 20, p. 429-464, 2020. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u429464
- HUGUENIN, Larissa.; PINTO DA SILVA, Karen.; MEIRELLES, Rosane. Não olhe para o clima: negacionismo climático e o papel da educação ambiental crítica. VII Encontro Nacional de Ensino de Ciências, da Saúde e do Ambiente. 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Karen-Pinto-Da-Silva/publication/365837801_NAO_OLHE_PARA_O_CLIMA_NEGACIONISMO_CLIMATICO_E_O_PAPEL_DA_EDUCACAO_AMBIENTAL_CRITICA/links/63861a53554def619382f0d6/NAO-OLHE-PARA-O-CLIMA-NEGACIONISMO-CLIMATICO-E-O-PAPEL-DA-EDUCACAO-AMBIENTAL-CRITICA.pdf
- KREUGER, Sarah Berrios; RAMOS, Paula. Concepções de Cidadania na Educação em Ciências: contribuições para a construção de um quadro teórico. Anais do XI ENPEC, 2017. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0712-1.pdf.
- LAYRARGUES, Philippe Pomier. Ecologia política da sociedade de consumo e a 'produção destrutiva' no limiar do colapso ambiental. Trabalho Necessário, v. 20, n. 43, p. 01-40, 2022. https://doi.org/10.22409/tn.v20i43.54650
- PINHAO, Francine; MARTINS, Isabel. Cidadania e ensino de ciências: questões para o debate. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc., v. 18, n. 3, p. 9-29, 2016. https://doi.org/10.1590/1983-21172016180301
- STRIEDER, Roseline Beatriz; KAWAMURA, Maria Regina Dubeux. Educação CTS: Parâmetros e Propósitos Brasileiros. Alexandria, v. 10, n. 1, p. 27-56, 2017. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p27
Linha de Pesquisa - FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Mestrado
- IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
- SANTOS, Mariana; DE FREITAS, Denise. Potencialidades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e seu impacto na formação docente. Em Aberto, v. 35, n. 115, 2022. https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.35i115.5452
Doutorado
- IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
- SANTOS, Mariana; DE FREITAS, Denise. Potencialidades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e seu impacto na formação docente. Em Aberto, v. 35, n. 115, 2022. https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.35i115.5452
- PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.
- BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, 19: 20-28. 2005. https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003
Linha de Pesquisa - DESIGUALDADES, LUTAS E POLÍTICAS NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
Mestrado
- BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. São Paulo: ed. 34, 2010. (Capítulo 1)
- LIMA JUNIOR, Paulo; PINHEIRO, Nathan; OSTERMANN, Fernanda. Bourdieu en la educación científica: consecuencias para la enseñanza y la investigación. Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales, v. 26, p. 145-160, 2012. https://doi.org/10.7203/dces.26.1925
- SANTOS, André Vitor Fernandes dos; FERREIRA, Marcia Serra. Políticas de avaliação como políticas de currículo: a ‘alquimia’ da Matemática no Exame Nacional do Ensino Médio. Currículo sem Fronteiras. v. 23, e1142, 2023. https://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v23.1142
- SANTOS, Paulo Gabriel Franco dos. Perspectivas teórico-metodológicas para o estudo do racismo e do antirracismo na Educação Científica: fundamentos materialistas, históricos e dialéticos. Ciência & Educação, v. 30, n. e24038, 2024. https://doi.org/10.1590/1516-731320240038
Doutorado
- BOURDIEU, Pierre. Sociologia geral: lutas de classificação – curso no Collège de France (1981-1982). v. 1. Petrópolis: Vozes, 2020.
- GABRIEL, Carmen Teresa. Sentidos de público e comum nas políticas curriculares: que efeitos na definição de conhecimento escolar? Educação e Filosofia, v. 32, p. 1-21, 2018. http://dx.doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n64a2018-03
- GIROUX, Henry. Os professores como Intelectuais. Rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. (Capítulo 9)
- SANTOS, Paulo Gabriel Franco dos. Perspectivas teórico-metodológicas para o estudo do racismo e do antirracismo na Educação Científica: fundamentos materialistas, históricos e dialéticos. Ciência & Educação, v. 30, n. e24038, 2024. https://doi.org/10.1590/1516-731320240038
- PIETROCOLA, Maurício, RODRIGUES, Ernani, BERCOT, Filipe; SCHNORR; Samuel. Risk Society and Science Education. Science & Education, v. 30, p. 209-233, 2021. https://doi.org/10.1007/s11191-020-00176-w
Linha de Pesquisa - ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NATURAIS
Mestrado
- MÓL, Gerson de Souza; CAIXETA, Juliana Eugênia (orgs.), O ensino de ciências na escola inclusiva: múltiplos olhares, Campos dos Goytacazes - RJ, Brasil Multicultural Editora, 2019
- PINTRICH, Paul R. A motivational science perspective on the role of student motivation in learning and teaching contexts. Journal of educational Psychology, v. 95, n. 4, p. 667, 2003. https://doi.org/10.1037/0022-0663.95.4.667
- MÓL, Gerson de Souza. O Ensino da Química no ano Internacional da Química. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 1, n. 1, 2011. Disponível em: https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/1591.
Doutorado
- MÓL, Gerson de Souza; CAIXETA, Juliana Eugênia (orgs.), O ensino de ciências na escola inclusiva: múltiplos olhares, Campos dos Goytacazes - RJ, Brasil Multicultural Editora, 2019
- PINTRICH, Paul R. A motivational science perspective on the role of student motivation in learning and teaching contexts. Journal of educational Psychology, v. 95, n. 4, p. 667, 2003. https://doi.org/10.1037/0022-0663.95.4.667
- MÓL, Gerson de Souza. O Ensino da Química no ano Internacional da Química. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 1, n. 1, 2011. Disponível em: https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/1591.
- POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel. A aprendizagem e o ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
- MÓL, Gerson de Souza; FERNANDES, Roseane Freitas. Educação química na perspectiva CTS inclusiva. Educación Química, v. 35, p. 147-162, 2024. https://doi.org/10.22201/fq.18708404e.2024.4.89407e
- PRADO, Carolina Conceição; PINHEIRO, Mércia Cristine Magalhães; MÓL, Gerson de Souza; Políticas educacionais no ensino de ciências: uma análise documental. REVISTA CIÊNCIAS & IDÉIAS, v. 13, p. 111-132, 2023. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i4.2098