Linha de Pesquisa - EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E CIDADANIA

Mestrado

 

Doutorado

 

Linha de Pesquisa - FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Mestrado

  • IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
  • SANTOS, Mariana; DE FREITAS, Denise. Potencialidades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e seu impacto na formação docente. Em Aberto, v. 35, n. 115, 2022. https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.35i115.5452
     

Doutorado

  • IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
  • SANTOS, Mariana; DE FREITAS, Denise. Potencialidades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e seu impacto na formação docente. Em Aberto, v. 35, n. 115, 2022. https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.35i115.5452
  • PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.
  • BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, 19: 20-28. 2005. https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003

 

Linha de Pesquisa - DESIGUALDADES, LUTAS E POLÍTICAS NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

Mestrado

  • BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. São Paulo: ed. 34, 2010. (Capítulo 1)
  • LIMA JUNIOR, Paulo; PINHEIRO, Nathan; OSTERMANN, Fernanda. Bourdieu en la educación científica: consecuencias para la enseñanza y la investigación. Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales, v. 26, p. 145-160, 2012. https://doi.org/10.7203/dces.26.1925
  • SANTOS, André Vitor Fernandes dos; FERREIRA, Marcia Serra. Políticas de avaliação como políticas de currículo: a ‘alquimia’ da Matemática no Exame Nacional do Ensino Médio. Currículo sem Fronteiras. v. 23, e1142, 2023. https://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v23.1142
  • SANTOS, Paulo Gabriel Franco dos. Perspectivas teórico-metodológicas para o estudo do racismo e do antirracismo na Educação Científica: fundamentos materialistas, históricos e dialéticos. Ciência & Educação, v. 30, n. e24038, 2024. https://doi.org/10.1590/1516-731320240038

 

Doutorado

  • BOURDIEU, Pierre. Sociologia geral: lutas de classificação – curso no Collège de France (1981-1982). v. 1. Petrópolis: Vozes, 2020.
  • GABRIEL, Carmen Teresa. Sentidos de público e comum nas políticas curriculares: que efeitos na definição de conhecimento escolar? Educação e Filosofia, v. 32, p. 1-21, 2018. http://dx.doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n64a2018-03
  • GIROUX, Henry. Os professores como Intelectuais. Rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. (Capítulo 9)
  • SANTOS, Paulo Gabriel Franco dos. Perspectivas teórico-metodológicas para o estudo do racismo e do antirracismo na Educação Científica: fundamentos materialistas, históricos e dialéticos. Ciência & Educação, v. 30, n. e24038, 2024. https://doi.org/10.1590/1516-731320240038
  • PIETROCOLA, Maurício, RODRIGUES, Ernani, BERCOT, Filipe; SCHNORR; Samuel. Risk Society and Science Education. Science & Education, v. 30, p. 209-233, 2021. https://doi.org/10.1007/s11191-020-00176-w 

 

Linha de Pesquisa - ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NATURAIS

Mestrado

  • MÓL, Gerson de Souza; CAIXETA, Juliana Eugênia (orgs.), O ensino de ciências na escola inclusiva: múltiplos olhares, Campos dos Goytacazes - RJ, Brasil Multicultural Editora, 2019
  • PINTRICH, Paul R. A motivational science perspective on the role of student motivation in learning and teaching contexts. Journal of educational Psychology, v. 95, n. 4, p. 667, 2003. https://doi.org/10.1037/0022-0663.95.4.667
  • MÓL, Gerson de Souza. O Ensino da Química no ano Internacional da Química. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 1, n. 1, 2011. Disponível em: https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/1591.

 

Doutorado

  • MÓL, Gerson de Souza; CAIXETA, Juliana Eugênia (orgs.), O ensino de ciências na escola inclusiva: múltiplos olhares, Campos dos Goytacazes - RJ, Brasil Multicultural Editora, 2019
  • PINTRICH, Paul R. A motivational science perspective on the role of student motivation in learning and teaching contexts. Journal of educational Psychology, v. 95, n. 4, p. 667, 2003. https://doi.org/10.1037/0022-0663.95.4.667
  • MÓL, Gerson de Souza. O Ensino da Química no ano Internacional da Química. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 1, n. 1, 2011. Disponível em: https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/1591.
  • POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel. A aprendizagem e o ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
  • MÓL, Gerson de Souza; FERNANDES, Roseane Freitas. Educação química na perspectiva CTS inclusiva. Educación Química, v. 35, p. 147-162, 2024. https://doi.org/10.22201/fq.18708404e.2024.4.89407e
  • PRADO, Carolina Conceição; PINHEIRO, Mércia Cristine Magalhães; MÓL, Gerson de Souza; Políticas educacionais no ensino de ciências: uma análise documental. REVISTA CIÊNCIAS & IDÉIAS, v. 13, p. 111-132, 2023. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i4.2098